quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Meu amigo Beatlenildo




Eu estava em frente ao Teatro Amazonas no fim da tarde e ouvia embalado meu som dos Beatles e pulava sozinho ao estilo John Lennon quando senti uma mão pesada sobre meus ombros, olhei para trás de soslaio e encontro um mendigo todo sujo, cabelo desgrenhado, com um saco enorme de bugigangas aparentando ter mais de 60 anos me repreendendo por estar parecendo um louco pulando.Meu primeiro pensamento foi sair dali pois o andarilho estava fedendo e espirrava muito, mas ele continuou a falar e resolvi bater um papo.
-Você está mais doido que eu, disse ele fazendo sinal negativo com a cabeça.
-Estou curtindo um som, mas você não deve conhecer!
-Qual?, Pergunta o mendigo com olhar experiente.
-Beatles!
-Ha ha há, uma risada ensurdecedora penetra meus tímpanos e perguntei qual era  a graça.
- Conheci John Lennon, Agora foi minha vez de rir. –Em sonhos não é ?, repliquei.Notei que o mendigo olhou com uma expressão extremamente séria, -Você não acredita em mim rapaz? Tenho 68 anos já vi muita coisa da vida e nem sempre fui esse lixo ambulante que todos pensam que sou, sou um homem viajado, me chamo Zé, teve uma época que me chamaram Beatlenildo pois ouvia 24 horas os Beatles hahahaha, -Sinceramente não acreditei e olhei indiferente.
-Então você é fã dos Beatles ?Perguntou o mendigo Zé.Eu respondi afirmativamente e ele perguntou qual meu álbum preferido dos Beatles.Aí o bicho pegou! Até então pensei que fosse fã mas essa pergunta desconcertou-me a tal ponto de eu pensar em despedir-me do mendigo e enterrar-me em um dos bueiros abertos do Centro, entretanto falei que amava todos os álbuns.
-O mendigo sorriu e falou, - Não esquenta!A partir de hoje você será realmente um fã!
-Quem você pensa que é?Já sou fã, eu conheço muitas musicas, Hey Jude, Twist and shout, Let it be, Help, Yesterday e ... Meu Deus!fiquei mudo!Só conhecia essas músicas e para falar a verdade nem sequer cantava direito, era apenas um ‘embromation’ doido, nem sabia do que se tratavam as canções, pela primeira vez na vida tive que reconhecer que NÃO era fã dos Beatles e sim um empolgado que se dizia fã!Que vergonha!
Zé, ou melhor Beatlenildo falou: -Tenho todos os discos deles em vinil, mas não estão comigo e sim com um amigo meu que tem um bar aqui perto e como não tenho lugar certo, pedi que ele guardasse essas relíquias mas tenho o autógrafo de John Lennon no bolso, espera! vou te mostrar!  , Tirou o papel e estava em boa conservação e plastificado continha escrito uma frase em inglês, creio que “For my brazilian friend Zé” E datado a 16 de fevereiro de 1968 também em inglês, o mendigo mostrou-me uma foto dele e de John e eu fiquei surpreso!
-Mas em que lugar o conheceu ?perguntei ainda deslumbrado, - rapidamente na índia, você não sabe, mas eu era um jovem representante comercial e tive que viajar até a índia para divulgar os serviços da multinacional que eu representava e aí um amigo meu, grande empresário indiano que sabia que eu era fã dos Beatles me apresentou a ele.
-Como veio parar nas rua?
-É uma longa história, mas adianto que foi meu vício nas drogas, perdi tudo, inclusive minha família que era meu bem mais precioso, desde então vago nas ruas de Manaus, cato lixo e sinto o desprezo das pessoas.Não tenho nenhum amparo, vivo à margem da sociedade como se vê, mas vou seguindo minha vida, já estou velho rapaz, cuidado com suas escolhas.
-Eu posso te ajudar? Gostaria! - Não!Eu sei me virar sozinho! Respondeu Zé.
-Beatlenildo, desculpa!Zé! qual seu disco favorito dos Beatles?
-Ah sim! Gosto de todos especialmente Revolver, Um albúm que teve um efeito enorme em minha mente juvenil pois é inovador, a sonoridade é impressionante, incrível mesmo, tente ouvir. Minhas músicas preferidas desse álbum são Taxman, Yellow Submarine, Tomorrow never knows e she Said she Said. –Nesse instante Beatlenildo começa a espirrar, me afasto um pouco e espero, fico olhando para esse senhor tão desprezado, sujo mais tão vivido e cheio de experiência, como queria fazer algo por ele.
-Preciso ir, fala abruptamente Beatlenildo, -Já está escuro, tentarei arranjar um lugar para ficar, amanhã viajo para o município em que nasci.você tem uma caneta?
-Sim! ,Respondi, Me empresta! Beatlenildo escrevia sem parar.Ao findar deu-me um papel com um endereço.
-O endereço do dono do bar está aí, a coleção dos discos dos Beatles é toda sua, estarei indo amanhã para minha terra, Maraã.Tenho direito de ir de graça devido a idade, lá viverei meus dias seguintes até não sei quando, só Deus sabe, O Rio Japurá me aguarda.Adeus amigo!  – Tentei fazê-lo ficar.Em vão! apenas pedi que ele aceitasse dez reais que eu tinha no bolso e um sanduíche, ele aceitou e sorriu. Confesso que fiquei muito triste vendo-o partir, uma pessoa da “melhor idade” tão sofredor.Notei a sua alegria de viver,  espero um dia reencontrá-lo, agora estou querendo ajudar essas pessoas, amanhã mesmo vou me informar de como posso fazer isso, Beatlenildo marcou minha vida em poucos minutos.Penso nele todos os dias.
No dia seguinte.Fui pegar minha coleção de discos dos Beatles, o amigo de Beatlenildo  me recebeu super bem e ao chegar em casa lembrei que não tinha como ouvir vinil em casa, resolvi comprar um aparelho de som mais antigo para esta finalidade e finalmente estou ouvindo um dos discos da coleção de Beatlenido e a música dos Beatles que toca é “For no One”.Uma lágrima escorre por Beatlenildo mas sua alegria de viver é meu exemplo e minha força para ajudar a mudar a realidade das pessoas.Adeus meu amigo Beatlenildo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário