quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O velho mendigo e o cachorro Tonico

Ele estava sujo debaixo de uma escada, seu apelido era Tinoco.Um cãozinho calejado cheio de chagas, feridas e pulgas.Uma senhora sai de sua casa e o espanta com água, ele sai lentamente, com muita dificuldade e uma pata machucada.Não há esperança para ele.Uns meninos tacam-lhe pedras.Ele apenas mostra uma expressão de dor e sai mais rápido que pode.Anda duas ruas e come um resto de arroz do lixo, aparenta ser seu último dia.Um velho mendigo o vê e diz: -Vida de cachorro!, sorri e toca na cabeça de Tinoco. Estamos nessa vida por um breve tempo mas por que tem que ser tão doloroso? Você é o velho Tinoco!, sorriu o velho e falando como se o cachorro o entendesse continua: -Você está vendo aquele papelão ali?É nossa morada, uma barraca limpinha,você pode morar ali Tinoco.O cachorro deita no papelão como se entendesse.Cof,cof cof cof, o velho mendigo tosse por vários minutos e se deita a lado de Tinoco.O sol se põe , a vista ao longe é bela, embora a realidade dos dois amigos não seja nada bela.Os dois pegam no sono.
Cinco horas da manhã o mendigo se levanta e vai atrás do café da manhã para ambos.Anda dois quilômetros até o centro e remexe as lixeiras de um supermercado e nada encontra, mais na frente vai até uma barraca de café da manhã e pede do dono café e pão, o dono meio relutante dá o que lhe foi pedido mas antes de dar resmunga algo como se estivesse chamando o mendigo de vagabundo.Este o ouve mas finge não ouvir e segue mais adiante e encontra um velho conhecido de rua e bate no seu ombro! – Ei!Lembra de mim amigo Plinio?, o outro mendigo limpa seus olhos cheios de remela e com pouca visão e diz:-Oh sim, lembro!A quanto tempo!O que há nesse saco? Pergunta o amigo dele. –Café e pão. –Estou com muita fome!Há dois dias não como! – Esteja servido!, disse o velho mendigo a Plinio.Deu-lhe o que tinha e ficou a olhar enquanto seu conhecido come satisfeito. Enquanto comia, o amigo pergunta:- e você já comeu?, o velho mendigo diz para ele não se preocupar porque outra hora comeria. –Muito obrigado!Foi bom revê-lo!Eu estou sempre nessa área qualquer coisa estarei por aqui, até quando não sei!Estou vagando há tanto tempo, falta-me forças, resistir não sei até quando.e você está mis em que área? Minha barraca é perto do Rip Rap da vila da esperança.Aparece lá!O velho mendigo segue seu caminho de volta para casa sempre olhando as lixeiras, numa dessas ele encontra resto de pão e verduras, coloca tudo num saquinho e volta a sua barraca onde encontra Tinoco um pouco mais animado, (embora as úlceras da sua pele o incomodem e ele coce muito) .-Amiguinho, só encontrei pão e verduras.É isso o que temos para  café da manhã e o almoço, o cachorro come um pedaço de pão e volta a deitar. O velho mendigo come pão e coloca um pedaço de tomate e come satisfeitamente.
Passada duas semanas.Tonico está realmente mal, o velho mendigo teme perder seu amiguinho e diz:- Você está muito mal Tônico mas eu prometo que você não irá morrer!Não agora! –O velho mendigo corre até uma mata próxima do Rip rap onde há uns buritizeiros e retira vários buritis maduros, tira a casca e passa na pele de Tonico e diz:-Há muito tempo atrás via minha vó passando isso na pele, não sei ao certo para que servia mas eu não sei o que fazer com você Tonico, não custa tentar... Tonico foi lavado e enxugado.O velho passou uma espécie de creme de buriti em todo corpo de tônico e deixou o dia inteiro nele.No fim da tarde deu outro banho no cachorro e passou de novo o creme.Tonico apresentou melhora e por uma semana o velho mendigo fez isso.
Uma vez, os dois amigos deitados foram acordados pelo barulho da multidão.Um rapaz havia sido morto bem ao lado da barraca do velho e ninguém havia presenciado o assassinato, nem mesmo o velho.A polícia chegou, o IML e o velho foi interrogado, e outras pessoas também.
O episódio da morte desse jovem que não aparentava ter 18 anos chocou a alma velha do mendigo a ponto de ele não dormir direito durante três noites.Ninguém sabia o que havia ocorrido, suspeitavam de acerto de contas por causa de drogas.O mendigo estava com tanto medo que resolveu pegar Tinoco e ir embora.Enquanto ele ajuntava as tralhas da barraquinha, um carro preto luxuoso se aproxima dos dois.Tinoco late e de repente sai um Senhor do carro em direção ao mendigo.O homem se aproxima e com a mão no bolso puxa... nesse momento o velho mendigo desmaia, e depois de alguns minutos acorda e olha bem no rosto do homem que havia descido do carro e diz: -Pli, Pli, Plinio? É você? –Sim sou eu!Você já está melhor? –Sim, falou o velho mendigo. -Minha família me encontrou, meus filhos são muito ricos e vim retribuir sua gentileza, aqui está a chave da sua casa e já está toda mobiliada.Estou pagando aquele café da manhã que você me deu quando eu estava com fome.A casa é pequena mas digna.E tem mais.Corra que o café está esfriando.Um banquete está lhe aguardando.Estão aqui os documentos e meu cartão caso precise de qualquer ajuda.Preciso ir.Muito obrigado por salvar minha vida, pois eu quase morri de fome.
O velho mendigo chegou no endereço indicado e encontrou uma casa pequena mas muito bem ajeitada, com móveis e tudo, na mesa além de uma grande café da manhã havia uma espécie de carta, e ao abrir, Tônico leu que era uma proposta de emprego na fábrica do filho de Plinio.Ele chorou abraçado com Tônico.A partir daquele dia os dois amigos viveram felizes e viveram o resto de suas vidas gratos e cheios de dignidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário